Não há muitas fontes noticiosas acerca do aparecimento de aves mortas na China, mas um site noticioso chinês avançou com uma notícia, cujo texto seguinte é um extracto:
Em 2 de Janeiro de 2011 mais de 1000 pássaros caíram do céu em vilas em cidade do Arkansas, e estavam mortos! A American Wildlife Service não percebe porque é que os pássaros caíram do céu.
Ontem de manhã, um cidadão chinês encaminhava-se para o trabalho quando subitamente uma águia o atingiu e morreu. Aves a cair do céu, um evento com tão pouca probabilidade de acontecer, mas que tem acontecido recentemente em Geleshan, de forma esporádica, e assim tem continuado durante meses. Os moradores estão a começar a sentir inquietação e medo.
Na Universidade Florestal em Harbin, milhares de pardais foram encontrados na floresta à beira da morte. Diz-se que congelaram até morrer.
Sabemos que as aves navegam através do campo magnético da Terra - Se houverem alterações no campo magnético, os pássaros podem cair. É sobejamente sabido que as aves migratórias dependem da sua "bússola biológica" para determinar a direcção das suas jornadas, mas não está claro como é que as aves percepcionam o campo magnético.
"Ninguém sabe como é que [o sistema de indução magnética] funciona," afirma Patterson Murray. "O princípio de indução magnética é algo cuja natureza ainda não compreendemos, pelo menos até agora."
Há duas teorias principais acerca de como as aves migratórias percepcionam o campo magnético. Uma das teorias é a de que há células no bico das aves que podem sentir o campo magnético e passar a mensagem através do sistema nervoso até ao cérebro; Outro ponto de vista aponta para as células foto-receptoras dos olhos das aves, que poderão "ver" o campo magnético, e a informação é transmitida para o cérebro através de outro método referido como área de processamento "feixe de luz N".
Proteínas específicas nos olhos das aves migratórias podem ser a causa da detecção de campos de luz. A estimulação desta proteína pela luz pode produzir um par de radicais livres, que podem ser transportados por electrões cuja rotação permitirá percepcionar as propriedades especiais do campo magnético da Terra.
0 comentários:
Postar um comentário