Mais de 4 mil pessoas fugiram dos arredores do vulcão indonésio Lokon, que entrou em erupção lançando rochas, lava e cinzas a mais de um quilômetro de altura, anunciaram os serviços de socorro. O alerta foi elevado porque a atividade do vulcão, de 1,58 mil metros de altura e localizado na ilha de Sulawesi (Celebes), aumentou consideravelmente. Na noite desta quinta-feira, uma erupção muito mais forte que as anteriores projetou cinzas, areia e rochas a uma altura de 1,5 mil metros, segundo as autoridades.
A vegetação foi tomada pelas chamas em um raio de 500 metros em torno do vulcão. Segundo balanço dos serviços de socorro, 4,4 mil habitantes foram evacuados num raio de 3,5 quilômetros em torno da cratera. Cerca de 28 mil pessoas vivem nas imediações do Lokon, um dos vulcões mais ativos na região.
Em 1991 ele entrou em erupção matando uma pessoa, e voltou a ficar ativo em 2002. O arquipélago indonésio, situado no chamado "cinturão do fogo" do Pacífico, é o país que mais tem vulcões em atividade no mundo (129).
AFP
sexta-feira, 15 de julho de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário